Professora, a origem do ábaco remonta a muitos séculos atrás e várias culturas o utilizaram como ferramenta.
Utilizar o ábaco durante o processo de multiplicação pode ser benéfico para os alunos, já que essa operação pode ser bastante abstrata, especialmente quando envolve reserva e o conceito de “vai um”.
Essa atividade de Matemática, professora, tem como objetivo apresentar o ábaco aos alunos do Ensino Fundamental 1 e mostrar como realizar a multiplicação utilizando-o.
Dessa forma, será possível para os alunos entenderem de maneira concreta como fazer a reserva, ou seja, como lidar com o “vai um” durante a multiplicação.
Veja mais razões de o porquê usar o ábaco em sala de aula, aqui.
2. Caso sua escola possua ábacos, professora, é recomendado que os alunos sejam divididos em grupos para realizar as multiplicações da atividade utilizando essa ferramenta.
3. Certifique-se de fornecer uma cópia da atividade para cada grupo. Em seguida, peça que resolvam as seguintes multiplicações: 15 x 4, 12 x 5 e 22 x 3.
Caso não tenha ábaco na Escola
♦ Se a sua escola não possui ábacos disponíveis, uma alternativa seria imprimir essa atividade e distribuí-la para duplas que você irá formar na turma.
♦ Em seguida, peça que os alunos realizem as contas da questão 3 acima, desenhando os ábacos e representando a operação no papel. Com o auxílio de lápis de cor, essa atividade pode ficar bastante interessante.
♦ Outra possibilidade seria construir ábacos com seus alunos, utilizando materiais recicláveis. Para saber como fazer isso, confira o tutorial disponível aqui.
Esta Atividade atende às seguintes Habilidades na BNCC
(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.
(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.
(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.
Veja Abaixo o PDF do VÍDEO Para Trabalhar Com Seus Alunos
SANTOS, Willian M. dos. Música: uma ferramenta interdisciplinar para o ensino de matemática. 2012. 123f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Paulista: Santos, 2012.