Atividade de Matemática: 4º Ano do EF1

MULTIPLICAÇÃO FÁCIL: A DISPOSIÇÃO QUADRANGULAR - FÓSFOROS

OU

Por que usar a Disposição Quadrangular na Multiplicação?

A multiplicação, professora, é responsável por muitos erros dos alunos. Só perde para a divisão.

Utilizar estratégias diversas para multiplicação, facilita o processo e a diminuição dos diversos erros cometidos.

A BNCC, (Base Nacional Comum Curricular) recomenda o uso do cálculo mental como forma de aprimorar o ensino-aprendizagem das operações matemáticas e ensinar a Disposição Quadrangular facilita o processo de multiplicação.

Veja a Disposição Quadrangular nas imagens abaixo

Sugestões para trabalhar esta Atividade

     1. Existem, professora, distintas formas de aproveitar a atividade proposta.

     2. Uma delas é fazendo o download do vídeo disponível aqui e exibindo-o para os seus alunos.

     3. Você pode imprimir cópias da atividade e distribuí-las para os alunos, como um guia de orientação para executar a proposta do item 4, abaixo, sugerindo que trabalhem em grupos.

     4. Solicite que cada grupo descubra determinado produto embalado em Disposição Quadrangular e efetuem a conta de multiplicação seguindo os processos trabalhados no vídeo.

Esta Atividade atende às seguintes Habilidades na BNCC

(EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

(EF04MA06) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Veja Abaixo o PDF do VÍDEO Para Trabalhar Com Seus Alunos

SANTOS, Willian M. dos. Música: uma ferramenta interdisciplinar para o ensino de matemática. 2012. 123f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Paulista: Santos, 2012.