A multiplicação, professora, é uma das operações que costuma gerar mais dificuldades aos alunos, sendo frequentemente acompanhada de erros, só superada pela divisão nesse aspecto.
A BNCC, (Base Nacional Comum Curricular)que é um guia para o ensino de Matemática no Brasil, sugere o uso do cálculo mental como uma maneira eficaz de melhorar o aprendizado nessa área.
Além disso, usar tabelas pode ser muito útil para tornar a multiplicação mais acessível e compreensível para os estudantes.
Veja mais razões de como utilizar a Multiplicação em sala de aula, aqui.
Sugestões para trabalhar esta Atividade
1. Professora, imprima cópias da atividade e as distribua aos alunos para realizarem a atividade proposta que sugerimos seja trabalhada em grupos.
2. Peça que cada grupo elabore um texto contendo a síntese do processo que aplicaram para efetivar a tarefa.
3. Depois solicite a cada grupo indicar um aluno para resolver na lousa a estratégia que empregaram para efetuar o trabalho.
Esta Atividade atende às seguintes Habilidades na BNCC
(EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
(EF04MA06) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF04MA11) Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural.
(EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
SANTOS, Willian M. dos. Música: uma ferramenta interdisciplinar para o ensino de matemática. 2012. 123f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Paulista: Santos, 2012.