O Material Dourado foi criado por Maria Montessori, professora, como um material concreto para ajudar alunos com deficiências a aprender operações matemáticas. Esse método obteve resultados surpreendentes, pois esses alunos foram capazes de aprender e competir em igualdade com seus colegas sem deficiências.
Ao utilizar o Material Dourado durante a divisão, professora, você pode ajudar os alunos a entender conceitos abstratos da operação divisão, especialmente quando é necessário levar em conta a reserva, também conhecida como “vai um”. A utilização desse recurso permite que os alunos visualizem e manipulem quantidades concretas, o que pode facilitar a compreensão do processo de divisão.
Dessa forma, o uso do Material Dourado pode ser uma estratégia pedagógica eficaz para ajudar os alunos a aprender a divisão de forma mais significativa e interessante.
Caso a escola possua o Material Dourado, é recomendável que os alunos sejam divididos em grupos para realizar as divisões utilizando esse recurso didático.
Assegure-se de entregar uma cópia da atividade para cada grupo e solicite que os alunos resolvam as divisões 175 : 5, 188 : 6 e 243 : 4. Isso irá permitir que eles pratiquem e consolidem seus conhecimentos sobre a divisão.
Caso não tenha Material Dourado na Escola
♦ Caso a escola não disponha do Material Dourado, uma alternativa viável seria imprimir a atividade e formar duplas entre os alunos da turma para eles trabalharem.
♦ Em seguida, solicite que realizem as contas de divisão da questão 4 acima, fazendo os desenhos do Material Dourado e representando a operação no papel.
♦ Utilizar lápis de cor pode tornar a atividade mais atraente para os alunos.
Esta Atividade atende às seguintes Habilidades na BNCC
(EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.
(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
(EF04MA07) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
Veja Abaixo o PDF do VÍDEO Para Trabalhar Com Seus Alunos
SANTOS, Willian M. dos. Música: uma ferramenta interdisciplinar para o ensino de matemática. 2012. 123f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Paulista: Santos, 2012.